Avançar para o conteúdo

Blogvovocoruja – Artigos 24h Casa e Jardim +27 Dicas e Inspirações para Decorar a Sua

[ad_1]

Quem mora em apartamento sabe o quanto é preciso pensar em formas de otimizar espaço para manter os ambientes organizados e com uma decoração bonita.  

Isso é ainda mais importante na cozinha de apartamento, afinal, o espaço acomoda diversos itens, além de eletrodomésticos grandes como máquina de lavar-louça e forno elétrico

Pensando nisso, reunimos ideias de decoração de cozinha de apartamento para ajudar você a manter esse espaço acolhedor e eficiente. Confira para se inspirar! 

Defina um estilo de decoração

A primeira coisa que você precisa pensar ao criar uma cozinha de apartamento decorada é um estilo para esse ambiente, que pode ser simples, rústico, moderno ou mesmo clássico. 

Para uma cozinha de apartamento moderna, por exemplo, invista em armários de cozinha com linhas mais retas e minimalistas. Detalhes com acabamento metalizado no ambiente, como os puxadores de armários e eletrodomésticos em inox, também conferem um décor contemporâneo.

Confira o projeto da arquiteta Duda Senna para esta cozinha de apartamento moderna que mostra como a combinação dá super certo. 

Já para modelo de cozinha de apartamento rústico, uma parede com revestimento de madeira ou mesmo de tijolinho à vista é bem interessante, assim como armários de madeira com um acabamento robusto. 

Saiba quais são as suas necessidades

Ao planejar a cozinha de apartamento, é fundamental entender suas necessidades para escolher o modelo certo. Comece considerando a quantidade de utensílios, panelas e louças que você precisa guardar. 

Opte por soluções de armazenamento inteligentes, como armários altos e prateleiras abertas, para maximizar o espaço de armazenamento sem sobrecarregar o ambiente.

Recebe visitas com frequência? Vale a pena apostar em pisos e revestimentos de parede fáceis de limpar, simplificando a manutenção e tornando sua rotina mais prática. 

Além disso, é preciso levar em conta como usa a cozinha no dia a dia. Se você cozinha muito, priorize um bom layout e equipamentos eficientes. Se prefere refeições rápidas, um design mais simples pode funcionar.

Cozinhas pequenas podem se beneficiar de designs minimalistas e móveis multifuncionais para economizar espaço. Neste studio de 24m² com pé direito de 3,70m, assinado pelo escritório SP Estudio Arquitetura, a minicozinha terracota otimiza o espaço, se integrando ao home office e à área social multifuncional.  

Escolha um modelo de cozinha

Existem muitas opções de modelos de cozinha e o tamanho do espaço não precisa limitar o décor. 

Lembre-se de considerar o layout do apê e principalmente a sua rotina. Para quem recebe amigos em casa, uma cozinha planejada estilo americano ou em conceito aberto é ideal. Ela integra cozinha, sala de estar e jantar, criando um ambiente fluido e descontraído.

Se precisa otimizar ao máximo a sua cozinha de apartamento pequeno, a dica é investir no layout de cozinha em L para aproveitar cada cantinho desse ambiente.

Conheça os modelos de cozinha de apartamento

Separamos os principais modelos de cozinha de apartamento para te ajudar a escolher a sua. Acompanhe a seguir!

Cozinha de apartamento pequeno com lavanderia

Para cozinhas pequenas de apartamento com lavanderia, escolha armários planejados. Eles garantem continuidade entre os ambientes, uma solução prática e estética sem precisar de divisórias.

Além disso, os armários planejados otimizam o espaço e a funcionalidade em cozinhas de apartamento com lavanderia, permitindo soluções de armazenamento personalizadas e integradas às suas necessidades.

Também é possível separar os ambientes da cozinha e lavanderia. Você pode optar por uma parede feita de cobogó, placas de vidro ou portas de correr. Lembre-se de escolher uma divisória que combina com a decoração da lavanderia e da cozinha planejada de apartamento pequeno.

Cozinha de apartamento conceito aberto

A cozinha conceito aberto está cada dia mais em alta, pois garante melhor aproveitamento de espaço, além de um lar mais moderno e com espaços descontraídos. O ambiente é criado sem divisórias, integrado a outros cômodos como a sala de estar ou jantar, como neste projeto do arquiteto Diego Revollo

Para fazer a cozinha pequena de apartamento conceito aberto é indispensável o uso de uma boa coifa para evitar que os cheiros e fumaças dos preparos das refeições se espalhem. 

A decoração desse ambiente não precisa ser necessariamente idêntica aos demais, porém é importante que os espaços “conversem” entre si para uma casa mais bonita e harmônica. 

Cozinha de apartamento em L

Uma cozinha em L tem bancadas e armários dispostos em duas paredes que formam a letra “L”. Esse design aproveita bem o espaço, oferecendo uma boa área para trabalhar e guardar itens.

Além disso, é um modelo ideal para cozinhas pequenas ou médias, pois facilita a movimentação e organiza bem as áreas de cozinhar e preparar alimentos. 

Existem dois tipos de cozinha em L: a americana, aberta para a sala, ideal para socializar, e a tradicional, fechada, comum em espaços pequenos. Ambas podem ter uma ilha central, aumentando o armazenamento e espaço para preparar alimentos.

Gostou de conhecer nossas dicas para decorar a cozinha de apartamento? Então, aproveite que está por aqui para conferir mais inspirações para o décor da sua. 

Nossa galeria conta com projetos incríveis de Carolina Gava, Fernanda Schmidt, Rodrigo Baleeiro – Dbale Arquitetura, Moana Arquitetura, Bianchi & Lima Arquitetura e Interiores, AGT Arquitetura – Bianca Agustinetti e mais.

 

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer a Viva Decora Shop e montar a sua cozinha de apartamento completa!

[ad_2]

FONTE: ARTIGOS24.COM.BR