Avançar para o conteúdo
Início » Cidades do Mato Grosso do Sul

Cidades do Mato Grosso do Sul

O Estado do Mato Grosso do Sul está localizado na Região Centro-Oeste. Sua capital é Campo Grande, que também é a maior cidade do estado. Aqui vamos trazer algumas Cidades do Mato Grosso do Sul.

O estado de Mato Grosso do Sul tem uma população de aproximadamente 2,9 milhões de habitantes e sua economia é baseada na agricultura, pecuária e mineração.

A história de Mato Grosso do Sul começa no século XVI, com a chegada dos primeiros colonizadores espanhóis à região. No entanto, o estado só foi criado em 1977, a partir da divisão do estado de Mato Grosso.

Por fim, neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre as principais cidades de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Bonito, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

cidades-do-mato-grosso-do-sul

Campo Grande – Cidades do Mato Grosso do Sul

Primeiramente, o Estado de Mato Grosso do Sul está localizado no centro-oeste do Brasil e é formado por duas grandes regiões: a Grande Dourados, que corresponde à área urbana e é onde se encontra a capital do estado, Campo Grande; e o Pantanal, que é uma das maiores áreas de transição entre o Cerrado e o Pantanal.

A cidade de Campo Grande é a maior cidade do Mato Grosso do Sul e a quarta maior cidade do centro-oeste brasileiro. A capital sul-mato-grossense é também a sede da Região Metropolitanade Campo Grande, que compreende os 39 municípios que fazem parte da microrregião de Campo Grande.

Ademais, o município de Campo Grande foi criado em 19 de outubro de 1872, com a denominação de Campo Novo do Sul. Em 1875, passou a se chamar Nossa Senhora da Conceição de Campo Grande. Sua emancipação político-administrativa aconteceu em 15 de novembro 1889, com o nome atual.

Campo Grande é uma das poucas capitais brasileiras que não tem praias marinhas em seu território municipal, devido à sua localização geográfica. A cidade tem como paisagens naturais os rios Anhandui, Prosa e Miranda, além dos parques das Nações Unidas (ONU), Tia Nilza e das Dunas Jardim América.

Outrossim, a economia da capital sul-mato-grossense gira em torno dos serviços, indústria e comércio.

Por fim, a cidade possuí uma população estimada em 950.000 habitantes.

Bonito

Bonito é uma cidade no estado de Mato Grosso do Sul, no Brasil. Situada na região centro-oeste do país, Bonito é conhecida pelas suas belezas naturais, com rios cristalinos e cavernas subterrâneas.

A cidade também é um importante ponto de turismo ecológico, oferecendo diversas atividades aos visitantes, como mergulho, rapel e canoagem.

Além disso, Bonito abriga vários parques naturais, como o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Por fim, a cidade possuí uma população estimada em 25.000 habitantes.

Corumbá – Cidades do Mato Grosso do Sul

Corumbá é uma cidade brasileira localizada no estado do Mato Grosso do Sul. Sua localização é privilegiada, na confluência dos rios Paraná e Paraguai, o que a tornou um importante ponto de comércio e troca de mercadorias durante muitos anos.

A economia da cidade ainda é baseada no comércio, mas também há indústrias têxteis e de outros produtos. Corumbá é também um importante destino turístico, especialmente para quem gosta de pesca e caça.

A cidade tem um clima quente e úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Corumbá é conhecida por suas belas paisagens, com destaque para o Pantanal, um dos maiores pântanos do mundo.

Além disso, a cidade também é bastante histórica, tendo sido fundada em 1750.

Por fim, a cidade possuí uma população estimada em 300.000 habitantes.

Dourados

Dourados é uma cidade localizada no estado do Mato Grosso do Sul, no Brasil. A cidade pertence à microrregião de Dourados, que por sua vez faz parte da Mesorregião Centro-Oeste do estado.

A economia de Dourados é baseada na agricultura (principalmente o cultivo do algodão) e também abriga diversas indústrias. O aeroporto de Dourados atende a cidade em diversos voos.

Localizada a 434 km de Campo Grande, capital do Estado, Dourados é a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Ademais, o município é considerado o principal polo industrial e comercial da região sudoeste do Brasil. Dourados é também um importante pólo turístico nacional, sendo conhecida como a “Capital do Sol”, devido às suas características climáticas.

A cidade possui uma grande variedade de atrações turísticas, com destaque para os parques aquáticos, os museus e as ruínas arqueológicas.

Por fim, a cidade possuí uma população estimada em 120.000,00 habitantes.

Ponta Porã – Cidades do Mato Grosso do Sul

Ponta Porã é uma cidade do estado do Mato Grosso do Sul, no Brasil. A cidade faz fronteira com a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai  e está a apenas 140 km da capital do estado, Campo Grande.

A economia da cidade é baseada principalmente na agropecuária e no comércio com o Paraguai. Ponta Porã também é conhecida pelo seu Carnaval, que atrai turistas de todo o Brasil.

Ponta Porã é conhecida por suas belas paisagens, seus pontos turísticos e pelo comércio intenso que se realiza na região. A cidade abriga também um grande número de indústrias, especialmente de produtos alimentícios.

Por fim, a cidade possuí uma população estimada em 100.000,00 habitantes.

Três Lagoas

Três Lagoas é uma cidade brasileira do estado do Mato Grosso do Sul. A cidade faz parte da Região Centro-Oeste do Brasil e é a maior cidade da microrregião de Três Lagoas, que pertence à mesorregião de Campo Grande.

A cidade está situada a aproximadamente 300 km de Campo Grande, a capital do estado, e a pouco mais de 200 km da fronteira com o Paraguai. Segundo o IBGE, em 2016, a população de Três Lagoas era de 212 644 habitantes.

A economia da cidade é baseada principalmente na agropecuária e na indústria madeireira e celulose. Além disso, a cidade abriga várias empresas multinacionais dos setores de química e energia.

A usina hidrelétrica de Porto Primavera, situada no rio Paraná, também contribui para a economia da região.

Por fim, Três Lagoas também é conhecida pelos seus parques e atrações turísticas, como o Parque das Dunas, o zoológico municipal “Professor Adolfo Bergamo” e o museu da Cerveja. A cidade também abriga o maior carnaval fora do período oficial do carnaval brasileiro, o Carnaval de Três Lagoas, que acontece todos os anos em janeiro.

Conclusão

Por fim, esperamos que você tenha gostado deste post sobre curiosidades sobre Dicas e Curiosidades para você aproveitar ao máximo a Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro.

Que tal continuar a explorar o Blog da Vovó Coruja?

Temos diversos outros artigos interessantes sobre os mais variados temas. Além disso, é sempre bom interagir conosco nas redes sociais. 

Quer deixar um comentário? Fique à vontade!

E então, gostou desse artigo? Leia outros artigos clicando abaixo.