Avançar para o conteúdo
Início » Curiosidades sobre animais em extinção

Curiosidades sobre animais em extinção

Os animais em extinção são aqueles que correm o risco de não existir mais, por isso vamos trazer curiosidades sobre animais em extinção.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, são considerados animais em extinção os que apresentam alto risco de desaparecimento, como aqueles cuja população é reduzida a um número muito pequeno de indivíduos e/ou cujos habitats estão sendo destruídos.

No Brasil, existem várias espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, o jaguatirica e a onça-pintada.

A causa da extinção dos animais pode ser natural, como aconteceu com o dinossauro, ou causada pelo homem, como é o caso da onça-pintada. A destruição do habitat natural é uma das principais causas da extinção dos animais.

Outra causa é a caça indiscriminada, que acaba matando muitos animais e reduzindo suas populações. Além disso, a poluição também pode afetar os animais e contribuir para sua extinção.

Curiosidades-sobre-animais-em-extinção

Neste artigo você vai conhecer algumas curiosidades sobre alguns dos principais animais em extinção no Brasil: quais são as principais ameaças à sua existência, qual é a espécie mais ameaçada de extinção no mundo e outras informações interessantes sobre este tema: curiosidades sobre animais em extinção.

Por que os animais estão em extinção?

Os animais estão em extinção por diversas razões. Uma das principais razões é a perda do habitat natural devido às atividades humanas, como a agricultura, a mineração e o desenvolvimento urbano. 

Outra razão é a caça ilegal e o comércio de espécies selvagens. As espécies que são mais valorizadas pelo mercado ilegal, como os elefantes e as tartarugas marinhas, são as que mais sofrem com o bracatinga. 

Além disso, as mudanças climáticas também têm afetado negativamente algumas espécies, especialmente aquelas que vivem em ambientes extremos, como as que habitam as florestas tropicais.

Qual o animal mais ameaçado de extinção?

Atualmente, existem mais de 5.000 espécies de animais em extinção, segundo o Comitê Internacional para a Proteção dos Animais em Extinção (CIPPE). 

A taxa de extinção atual é de cerca de 100 vezes maior do que a taxa natural, e esse número está aumentando. 

Do mesmo modo, a causa mais comum da extinção é a perda do habitat devido às atividades humanas. Outras causas incluem a poluição, a caça ilegal e o comércio ilegal de animais.

Algumas das espécies mais ameaçadas de extinção são os rinocerontes, os tigres, as águas-vivas cor-de-rosa e os elefantes da floresta. 

Desde já, o rinoceronte branco é o animal mais ameaçado de extinção no mundo, com apenas 3.200 exemplares vivos. 

Qual o animal mais ameaçado de extinção? Curiosidades sobre animais em extinção

Primordialmente, os tigres estão em perigo devido à caça ilegal e à perda do habitat. A água-viva cor-de-rosa é uma das espécies mais raras do mundo, com apenas 30 exemplares vivos. 

Os elefantes da floresta são ameaçados pelo desmatamento e pela caça ilegal.

Além desses, um dos animais mais ameaçados de extinção é o Panda-Gigante. Ele é um dos animais mais fofos do mundo, mas infelizmente está em perigo. 

Além disso, a espécie já esteve quase extinta nos anos 80, mas graças a esforços de conservação, o número de pandas no mundo aumentou. 

No entanto, eles ainda são uma das espécies mais ameaçadas, pois seu habitat está sendo destruído pelas atividades humanas. 

Outrossim, outro animal que está em perigo é o Tigre-de-Sumatra. Estima-se que existam apenas cerca de 400 tigres-de-sumatra no mundo, o que os coloca em grave risco de extinção. 

Por fim, o principal motivo para a diminuição do número de tigres-de-sumatra é a caça ilegal, já que sua pele e carne são altamente valorizadas no mercado ilegal.

Como podemos evitar a extinção dos animais?

Apesar de muitos animais estarem em perigo de extinção, há algumas coisas que podemos fazer para ajudar a evitar isso. Aqui estão algumas dicas:

• Compre produtos que sejam amigáveis ​​ao animal. Isso significa que eles não foram testados em animais e que não contêm ingredientes de origem animal.

• Evite comprar peles de animais ou outros produtos derivados de animais. Há uma grande variedade de alternativas sintéticas disponíveis hoje em dia.

• Doe para ou voluntarie-se para organizações que trabalham para proteger os animais em perigo de extinção. Sua ajuda pode fazer uma grande diferença!

• Fale com as pessoas sobre os problemas enfrentados pelos animais em perigo de extinção. A conscientização é um importante primeiro passo para mudar as coisas.

Exemplos de espécies já extintas e quase extintas

Os animais em extinção são aqueles cuja população é tão reduzida que eles podem desaparecer completamente da Terra. A extinção é um processo natural, mas o ritmo acelerado com que está ocorrendo atualmente é causado pelas atividades humanas, como a destruição do habitat, a caça excessiva e a poluição. Existem várias espécies já extintas e outras em perigo de extinção.

Os dinossauros são um exemplo de espécie extinta. Eles foram os animais dominantes na Terra por milhões de anos, mas desapareceram completamente há cerca de 65 milhões de anos, após um evento conhecido como o asteróide K-T. 

Outros exemplos incluem o dodô, um pássaro gigante que habitava a ilha Maurícia; o quagga, uma subespécie de zebra que vivia na África do Sul; e o Tasmanian Tiger, um canídeo marinho que habitava as ilhas Tasmania e Austrália.

Ademais, de acordo com o Serviço Internacional de Proteção aos Animais (IUCN), 3.706 espécies de animais estão ameaçadas de extinção. Isso representa quase 12% das espécies avaliadas pela IUCN.

Exemplos de espécies já extintas e quase extintasCuriosidades sobre animais em extinção

Primeiramente, algumas das principais ameaças às espécies animais são a destruição do habitat, a caça ilegal, as doenças e a poluição. Aqui estão outros exemplos de espécies que já foram extintas ou que estão prestes a desaparecer:

Tigre-de-bengala:

O tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris) é uma subespécie do tigre que vive na Índia, no Bangladesh, no Butão e no Nepal. Estima-se que existam menos de 2.500 tigres-de-bengala no mundo, tornando-se uma das subespécies mais ameaçadas de tigre. A principal ameaça à sua sobrevivência é a caça ilegal para sua pele e ossos, que são altamente valorizados no mercado negro. Outros problemas enfrentados pelos tigres-de-bengala incluem a destruição do seu habitat devido à agricultura e à expansão urbana, além da perda de caça devido à poluição dos rios por esgotos industriais.

Gorila da espalda dourada:

O gorila da espalda dourada (Gorilla beringei spp.) É uma das duas subespécies de gorila existentes, sendo a outra o gorila oriental (Gorilla beringei graueri). Gorilas da espalda dourada vivem nas florestas tropicais da República Democrática do Congo e são considerados criticamente em perigo pela IUCN, com menos de 5.000 indivíduos existentes na natureza. Eles enfrentam uma variedade de ameaças, incluindo a caça ilegal para carne e partes do corpo utilizadas em medicina tradicional, bem como a destruição do seu habitat devido à madeireira ilegal e à agricultura intensiva. Além disso, os conflitos armados na região onde vivem os gorilas da espalda dourada têm levado à morte incidental de muitos indivíduos.

Orangotango

Orangotangos (Pongo abelii) só vivem nas ilhas Siberut, Mentawai e North Sumatra, na Indonésia. Estima-se que existam menos de 7.000 orangotangos selvagens na natureza, tornando esta espécie cronicamente em perigo devido principalmente à destruição do seu habitat natural pelo desmatamento para fins agrícolas e madeireiros . Outras ameaças enfrentadas pelos orangotangostambém incluem a caça ilegal para carne e partes utilizadas em medicina tradicional , bem como o sequestro para fins de cativeiro .

Exemplos de espécies já extintas e quase extintas

Assim, os animais estão em extinção por diversos motivos, mas a principal causa é a ação do homem. Podemos evitar a extinção dos animais se todos nos conscientizarmos da importância de cuidar da natureza e de seus habitantes.

Siga-nos nas redes sociais e continue lendo nossos artigos para saber mais sobre os animais em extinção e como podemos ajudá-los.

Esperamos que você tenha gostado deste post sobre curiosidades sobre animais em extinção.

Que tal continuar a explorar o Blog da Vovó Coruja?

Temos diversos outros artigos interessantes sobre os mais variados temas. Além disso, é sempre bom interagir conosco nas redes sociais. 

Quer deixar um comentário? Fique à vontade!

E Então, gostou desse artigo? Leia outros artigos clicando abaixo.

Acesse nosso Facebook clicando aqui.

Fale com a gente clicando aqui.