Avançar para o conteúdo
Início » Curiosidades sobre chocolate que você precisa saber

Curiosidades sobre chocolate que você precisa saber

O chocolate é uma das iguarias mais consumidas no mundo e, provavelmente, a mais popular. No entanto, existem algumas curiosidades sobre este alimento que poucas pessoas conhecem.  Veja 10 curiosidades sobre chocolate que você precisa saber.

A história – Curiosidades sobre chocolate

O primeiro registro do chocolate datam de 1500 a.C., na civilização maia. Os frutos da cacau, da qual o chocolate é feito, eram moídos e usados para fazer bebidas.

Ademais, a palavra “chocolate” vem do linguajol náhuatl, a língua dos astecas, e significa “bebida quente”.

O chocolate foi introduzido na Europa pelos espanhóis no século 16. Inicialmente, era considerado um alimento medicinal e era consumido apenas por elites.

François-Louis Cailler desenvolveu, na Suíça, em 1819, o primeiro chocolate comestível.

Em 1828, o chocolatemaker suíço Conrad van Houten inventou um processo para produzir um pó de cacau mais solúvel, que permitiu a produção de chocolate em massa.

Por outro lado, em 1847, os irmãos British Joseph Fry & Sons descobriram como combinar o pó de cacau com manteiga de cacau para criar uma massa moldável que poderia ser fundida para formar barras de chocolate. Esta invenção levou à criação da primeira barra de chocolate comestível: a barra de chocolate Fry’s Chocolate Cream.

curiosidades-sobre-chocolate

A Cadbury Brothers introduziu o conhecido Dairy Milk em 1905 e rapidamente se tornou a maior fabricante de chocolates do Reino Unido.

Por fim, em 1907, o americano Milton S Hershey inventou um processo para fabricar uma barra de chocolate comestível usando leite em pó e manteiga de cacau ralada finamente.

A Hershey’s Chocolate Bar foi um sucesso imediato nos Estados Unidos e logo se tornou a barra de chocolate mais popular do país.

O que é o chocolate amargo?

1. O chocolate amargo é um tipo de chocolate que não contém açúcar ou outros edulcorantes.

2. O chocolate amargo é produzido a partir da manteiga de cacau e da massa de cacau.

3. O chocolate amargo pode ter um sabor levemente ácido devido à presença da manteiga de cacau.

4. O chocolate amargo é considerado um alimento funcional por conta de seus benefícios à saúde, como a prevenção do câncer e do envelhecimento precoce.

5. O chocolate amargo também é rico em flavonoides, compostos que ajudam a proteger o coração e o sistema cardiovascular.

6. Apesar do seu sabor forte, o chocolate amargo pode ser extremamente viciante devido à presença da cafeína e da teobromina.

7. O consumo exagerado de chocolate amargo pode causar insônia, nervosismo e outros problemas de saúde.

8. Embora seja considerado um alimento saudável, o chocolate amargo ainda é calórico e deve ser consumido com moderação para evitar o ganho de peso indesejado.

9. É possível encontrar o chocolate amargo em diferentes formas, como barras, tabletes ou grãos que são usados na culinária para preparar bolos, sobremesas e outras receitas deliciosas.

10. Por fim, ao escolher um chocolate amargo, opte sempre por aqueles que possuem pelo menos 70% de cacau na composição para garantir os seus benefícios à saúde!

Por que o chocolate faz você ter um bom humor? Curiosidades sobre chocolate

Primeiramente, não é segredo que o chocolate é uma das comidas mais amadas do mundo. O doce e cremoso alimento é conhecido por seu sabor agradável e pelos seus inúmeros benefícios.

Além de ser delicioso, o chocolate também pode te ajudar a ter um bom humor. 

O chocolate contém compostos químicos chamados flavonoides, que são conhecidos por aumentar os níveis de serotonina no cérebro.

Qual a diferença entre cacau e chocolate?

O chocolate é uma mistura. O cacau é a pasta ou pó que se extrai das sementes do fruto da árvore Theobroma cacao. O leite pode ser de vaca, de soja ou de outras fontes e o açúcar pode ser de cana ou beterraba.

O chocolate amargo é feito apenas com cacau, enquanto o chocolate meio amargo contém 50% a 60% de cacau. Contudo, o chocolate ao leite tem, pelo menos, 25% de cacau e o chocolate branco não tem cacau

Como é feito? Curiosidades sobre chocolate 

Primeiramente, o chocolate é feito a partir da manteiga de cacau, que é extraída da semente do fruto do cacau.

Assim, a manteiga de cacau é misturada com açúcar e leite, e depois derretida e moldada em barras ou pedaços.

O chocolate amargo é feito com mais manteiga de cacau e menos açúcar, enquanto o chocolate ao leite contém menos manteiga de cacau e mais leite. O chocolate branco não contém nenhuma das duas substâncias.

Por fim, a textura do chocolate depende da quantidade de manteiga de cacau presente na receita. Quanto maior for a percentagem de manteiga de cacau, mais firme e cristalina será a textura do chocolate.

Existem vários tipos de chocolates. Qual o seu preferido? 

Você pode encontrar chocolate em vários tipos de formas, cores e sabores.

O chocolate amargo é feito a partir de uma variedade de cacau chamada cacau nibs, que são os grãos do fruto da cacauzeiro.

Ademais, o ao leite é feito com leite e chocolate branco, que é uma combinação de manteiga de cacau e açúcar.

Por outro lado, o chocolate meio amargo é uma mistura dos dois tipos anteriores e geralmente contém entre 50% a 60% de cacau.

Outros tipos populares de chocolate incluem o conhecido chocolate Lindt, que é um tipo cremoso e denso de chocolate, e o delicioso chocolate belga, que é feito com leite condensado e nata (uma espécie de creme de leite fresco).

Então, o seu tipo favorito de chocolate pode dizer muito sobre você como pessoa: se você gosta do sabor forte do amargo, pode ser independente e decidido; se prefere o sabor cremoso do ao leite, pode ser carinhoso e ter um bom senso de humor; já o Lindt representa o lado luxuoso da vida; e o belga mostra que você gosta de experimentar novas coisas!

Por fim, não importa qual seja o seu tipo favorito, todos os chocolates têm algo em comum: são deliciosos! Então experimente diferentes sabores e descubra qual combina melhor com você!

Que tal continuar a explorar o Blog da Vovó Coruja? Temos diversos outros artigos interessantes sobre outros temas.

Além disso, é sempre bom interagir conosco nas redes sociais.

Acesse nosso Facebook clicando aqui.

Quer deixar um comentário? Fique à vontade!

E então, gostou desse artigo? Leia outros artigos clicando abaixo.