Avançar para o conteúdo
Início » O que é Família? Será que você sabe?

O que é Família? Será que você sabe?

Será que você o que é família? Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre isso. Leia atentamente para se surpreender.

Primeiramente, uma família é um lar formado por um grupo de pessoas que possuem algum grau de parentesco ou ligação afetiva e vivem na mesma casa.

Uma família tradicional geralmente consiste de pai e mãe, unidos pelo casamento, com um ou mais filhos formando uma família nuclear ou básica. Na Constituição brasileira, a família é abrangente porque permite várias formas de organização baseadas em laços afetivos e de convivência.

A família é considerada uma instituição responsável por facilitar a educação e o cuidado dos filhos, bem como por influenciar seu comportamento no meio social.

Assim, quando falamos em família logo vem em nossa mente que ela está relacionada com a socialização. Nesse processo, valores morais e sociais são transmitidos, e tradições, costumes e conhecimentos são transmitidos de geração em geração.

Por fim, de acordo com a lei, o ambiente familiar deve ser um local de afeto, cuidado, segurança, conforto e felicidade, respeitando a dignidade de cada membro.

você-sabe-o-que-é-família

Sabia que existe Tipos de Família?

Inicialmente, pra melhor visualização do tema, vamos dividir e sub tópicos os tipos de famílias.

Nuclear ou extensa – O que é família?

Entre os membros da família, dois graus de proximidade podem ser identificados: família nuclear e família extensa. Famílias nucleares geralmente consistem em pais e irmãos, enquanto famílias extensas consistem em avós, tios, primos, etc.

No entanto, o conceito é flexível porque os avós (ou outros parentes) muitas vezes podem morar na mesma casa e ser considerados uma família nuclear.

Em outros casos, um ou ambos os pais podem estar ausentes por algum motivo e não fazer parte do núcleo familiar.
Por fim, as mudanças sociais e culturais levaram à existência de diferentes estruturas familiares, além das tradicionais estruturas familiares conhecidas como núcleo ou básico.

Família casada ou matrimonial

Considera-se família conjugal aquela definida pela formalização do casamento (civil ou religioso). Nesse caso, o casal pode ou não ter filhos (biológicos ou adotivos).

Informal – O que é família?

Uma família informal tem a mesma estrutura e amparo legal de uma família casada, porém, é baseada na união estável e informal entre marido e mulher.

Família monoparental

Um agregado familiar monoparental é aquele em que existe apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Seja qual for o motivo dessa formação: morte, abandono, divórcio ou decisão voluntária.

Não parental – O que é família?

A palavra anaparental significa a ausência dos pais. Nesses casos, geralmente, os irmãos moram na mesma casa sem a presença dos pais.

Por lei, a mesma denominação e valor são utilizados no caso de constituição de família baseada exclusivamente no afeto e na amizade entre membros sem parentesco.

Família reorganizada ou reconstituída

Uma família reconstituída consiste em um novo casamento em que pelo menos um dos cônjuges tem um filho de um relacionamento anterior.

Monoparental – O que é família?

Um agregado familiar unipessoal consiste em apenas uma pessoa que vive sozinha devido a viuvez, divórcio ou ausência de outra estrutura familiar. Tal treinamento tem valor legal e visa proteger bens e direitos sucessórios.

Outros conceitos são:

Real: Constituída pelo monarca (rei ou rainha) e todos os seus descendentes. Os membros da família real são figuras importantes que gozam de certos privilégios no país que representam.

Sagrada Família: Constituída pela Trindade Cristã representada na Bíblia por Jesus, Maria e José.

Conclusão 

Por fim, esperamos que você tenha gostado deste post sobre curiosidades sobre Dicas e Curiosidades para você aproveitar ao máximo a Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro.

Que tal continuar a explorar o Blog da Vovó Coruja?

Temos diversos outros artigos interessantes sobre os mais variados temas.

Além disso, é sempre bom interagir conosco nas redes sociais. 

Quer deixar um comentário? Fique à vontade!

Acesse nosso Facebook / Fale com a gente.