Avançar para o conteúdo
Início » Como cuidar de orquídeas – Dica Profissional

Como cuidar de orquídeas – Dica Profissional

As plantas denominadas de orquídeas, geralmente, são as mais procuradas por sua grande diversidade de espécies e pela delicadeza tradicional das flores, mas como cuidar de orquídeas dentro de nossas casas? 

Se a gente cuidar adequadamente nós vamos garantir que a planta viva por mais tempo e dê flores recorrentemente, deixando seu lar mais bonito, aconchegante e acolhedor.

Pesquisas estimam que exista cerca de 50 (cinquenta) mil espécies diferentes de orquídeas. Importante registrar que toda essa diversidade existe em razão de exemplares cultivados em laboratórios, bem como as encontradas na natureza. Por isso cuidar de orquídeas acaba sendo um pouco peculiar, mas isso não significa que seja difícil.

Assim, com essas dicas que eu separei você vai conseguir cuidar de orquídeas.

Como cuidar de orquídeas de forma profissional

Existe uma lenda de que as orquídeas, por serem mais delicadas, não gostam muito de luz, porém isso não é verdade. Mesmo que uma espécie seja considerada de sombra ela precisa de luz solar, mesmo que em pequena intensidade, para que possa se desenvolver corretamente.

Assim, para que sua orquídea cresça saudável e floresça o recomendado é que ela fique próxima a janelas e/ou locais em que pegue um pouco de sol no início do dia. Com isso, você vai perceber que a diferença que um pouco de luminosidade fará bem para a sua planta.

É fundamental escolher bem o vaso

Muitas pessoas começam errando quando acreditam que qualquer vaso serve. O vaso da sua orquídea não é apenas um suporte para que ela cresça. O tipo do vaso, bem como o material do qual ele é feito acaba influenciando na saúde de sua planta. Isso mesmo, muitas vezes não damos a devida atenção a isso, porém esse detalhe é muito importante.

Quando estamos falando em regar as orquídeas temos que ter em mente sempre uma coisa: não podemos exagerar. Como já foi dito, existem várias espécies, sendo que cada uma delas possui uma frequência diferente. Além disso, outros fatores acabam interferindo na rega, como por exemplo a temperatura, a região do país e a umidade. 

Essa espécie de planta não gosta que o substrato fique sempre úmido, por esse motivo você deve deixá-lo enxugar toda a água até ficar seco. Assim, toda vez que você for regar, recomenda-se que utilize um dos dedos para verificar se ainda está úmido ou não. Caso esteja seco, você poderá aguar normalmente. Caso seu dedo saia sujo de matéria orgânica, o ideal seria esperar mais um tempo até enxugar completamente.

Não se esqueça da adubação

Este assunto é bem interessante. Sabia que se sua orquídea estiver meio “para baixo” ou sem crescer pode ser por falta de adubação? Pois é, por isso é importante você sempre colocar matérias orgânicas ou químicas para nutrir melhor sua orquídea de tempos em tempos.

Uma estratégia super interessante que você pode fazer é colocar um pacote de matéria (orgânica e/ou química) e deixar na sua planta. Assim, quando você for regá-la você irá despejar a água em cima do pacotinho poroso e, com isso, a matéria que ali está será dissolvida aos poucos.

O tipo de substrato importa em como cuidar de orquídeas!

Existem diversos tipos de matéria disponível no mercado. Por esse motivo, você deverá escolher sempre a melhor opção para sua planta, garantindo, assim, que ela esteja sempre saudável.

Dessa forma, é importante você garantir que as raízes fiquem arejadas quando você for colocar o substrato escolhido. 


Por fim, é importante você consultar o vendedor na hora de adquirir o substrato para que ele possa te indicar o melhor disponível.

Ventilação não pode faltar

As orquídeas possuem características próprias. Uma delas é que ela necessita de espaço para que haja um pouco de circulação de ar. Por esse motivo, o ideal é você não deixar a sua muito junta com outras plantas e/ou flores.


Caso a sua esteja em um quarto ou um escritório, é bom você saber que elas não gostam de vento frio, por isso, o ar condicionado pode ser um vilão no desenvolvimento da sua bela orquídea.

Gostou desse artigo? Leia outros artigos clicando abaixo.

Acesse nosso Facebook clicando aqui.

Fale com a gente clicando aqui.