Avançar para o conteúdo

Ruído branco é bom?

Quem já não ouviu falar do tal “ruído branco”? Seja por pesquisas na internet, ou através de conversas com amigos e familiares, certamente você já ouviu essa expressão em algum momento. Mas afinal, o que é e por que ele é tão falado?

Muitos pais usam para acalmar seus bebês e ajudá-los a dormir. Eles podem usar um aparelho que produz ruído branco, um ventilador ou até mesmo um aplicativo de ruído branco. Mas os pais podem se perguntar: é bom?

O que é o ruído branco?

É uma mistura de sons de diversas frequências, que juntos se apresentam como um som uniforme. Ele é considerado um som ambiente e é muito utilizado para fins terapêuticos.

Os ruídos brancos são suaves e monótonos e ajudam a suprimir outros ruídos. Ele pode bloquear os sons externos, o que pode ser útil para aqueles que têm dificuldade para dormir em ambientes barulhentos ou para aqueles que precisam de um ambiente mais tranquilo para concentração.

Ajuda a acalmar e fazer os bebês dormirem?

Mas como ele ajuda a acalmar e fazer os bebês dormirem? A resposta está na forma como o nosso cérebro processa as informações. Durante o sono, o cérebro “fica de olho” em todos os estímulos sonoros que chegam até ele.

Com o ruído branco, o cérebro percebe que não há nenhum perigo iminente e se relaxa, o que favorece o sono. Além disso, ajuda a abafar os outros sons que possam estar presentes no ambiente, como o barulho do tráfego, o som da televisão ou até mesmo o choro do outro bebê da casa.

Vale lembrar que deve ser utilizado de forma consciente, pois é importante garantir que o bebê esteja em um ambiente tranquilo e seguro para dormir. Portanto, se você está procurando uma forma de acalmar o seu bebê e garantir um sono tranquilo, experimente!

Então, ruído branco é bom?

Como vimos, o ruído branco pode ter alguns. Se você está procurando um modo de relaxar e dormir melhor, experimente usar.

Gostou desse artigo?

Leia também: Dicas para uma gravidez saudável.

Acesse nosso Facebook clicando aqui.

Fale com a gente clicando aqui.